Dá para parar de sofrer porque o boy não escreve, te abandonou ou te trocou por outra?
Dá. Exige um truque mental que precisa ser martelado muitas vezes na cabeça, mas depois de um tempo dá super certo, acredite em mim.
Vários filósofos falam sobre a ideia de vivermos em um mundo de sombras, de ilusão. Todo início de relação contém muito dos nossos sonhos, devaneios, ideais, desejos -- e uma pequena parcela de realidade.
A gente conhece alguém, que tem ou parece ter pedaços do que consideramos altamente desejável em um parceiro. Conhecemos um pedaço e supomos todo o resto. É a forma como nosso cérebro foi programado para nos manter vivos, a gente trabalha o tempo inteiro com suposições. Ver, analisar e reagir demanda uma quantidade de energia e de tempo absurdas, a gente não daria conta de fornecer essa energia para o cérebro, e no processo lento o leão já teria nos comido.
Estamos sempre trabalhando com pequenos indícios, e todo o resto é montado dentro da nossa mente a partir de experiências vividas, histórias que outros nos contaram pessoalmente, por livros, por filmes.
Inevitavelmente todo início de relação contém uma grande dose de fantasia. E tudo bem, isso é normal, e se vocês vão se entendendo, vão ajustando expectativa e realidade.
Sabe o que acontece quando o cara some, te abandona, te troca por outra?
Significa que ele não era quem você achava que fosse.
Significa que você estava apaixonada por uma imagem, uma suposição de quem ele era, mas ele de fato é outra pessoa. Porque se fosse quem você achava que era, vocês estariam juntos.
É simples assim.
Não estou dizendo que se ele não está com você ele é burro e um bosta. Conversando com uma amiga, em um momento de dor posso incentivá-la pra xingar, pra falar que o cara foi um filhodaputa, frouxo, covarde, burro, imbecil.
Mas é só um momento de descarrego.
O que eu acredito de verdade, e que sei que logo a pessoa vai chegar à conclusão, é que "a gente apenas não combinava".
A gente não combinava.
Eu não era quem ele achava que eu fosse, ele não era quem eu acreditava que era. Se combinássemos, estaríamos juntos, o fato de não estarmos juntos é a prova de que não combinamos.
Sei que é um raciocínio circular, mas às vezes a gente precisa de um argumento besta pra nos tirar do tilt mental.
Quando você está sofrendo de pensar que o cara está com outra, é preciso entender que quem está com outra é o Fulano de Tal, mas não é o seu cara, não é o homem que você chamou de amor e achava que viveria a vida toda.
Esse cara maravilhoso só existiu enquanto havia a relação entre vocês. Não é o mesmo cara que está com a Sicrana, aquele é outra pessoa, é o Fulano de Tal que existe na combinação com a Sicrana, formado dos sonhos, desejos e devaneios dos dois. Toda relação profunda tem uma química única.
Tem algo meio ridículo mas que exemplifica bem isso. Vocês já viram as matérias que mostram fotos em que o Brad Pitt está muito parecido com a namorada, esposa?
No fundo, em uma relação profunda é isso que acontece. Tem um mix de vocês dois que é único.
Uma pessoa tem diversos interesses. Ela conhece outra que estimula os interesses tais, incentiva, acende.
Por exemplo, eu sou bruxa, xamã, terapeuta, consagro ayahuasca, jurema, acredito em reencarnação, em sexo sagrado. Meu ex-marido foi comigo fazer constelação familiar, depois foi tomar ayahuasca, fez retiro de meditação. A gente se separou, e ele não foi mais atrás dessas coisas, agora ele está fazendo coisas que têm mais ver com a namorada dele. Se eu estivesse triste com a separação, estaria alimentando saudades de uma ilusão, porque aquele homem, daquele jeito, só existia enquanto estávamos juntos. Depois ele se torna outra pessoa.
Como o Brad faz o favor de exemplificar graficamente.
Durante um bom tempo sofri muito com o afastamento da minha Chama (quer dizer, uma das minhas Chamas), mas hoje aceito que se estamos separados é porque a gente não combina, porque se combinássemos estaríamos juntos.
Não é que sou evoluída demais pra ele, eu também tenho as minhas merdas. Ser filhinha do papai, só há duas semanas ter constelado e rompido o matrimônio com o papai, reconhecer que sufoco meu lado Oral, não sei pedir ajuda ou carinho (às vezes não conseguia nem pedir o sal, eu tinha que levantar e dar a volta na mesa, mais fácil do que falar pra pessoa ao lado 'você me passa o sal'). E que minha vida toda criei enredos com vários sofrimentos para ter histórias de dor e superação pra contar pros outros.
Uma amiga me falou da tortura que é imaginar que o ex está com a Sicrana agora, sendo que para ela nunca tinha tempo.
Alma querida, isso é uma ilusão. Quem está com a Sicrana não é o Fulano de Tal, o homem por quem você foi tão apaixonada. Quem está com ela é uma outra versão, alguém que combina com ela, tanto que eles estão juntos.
O homem que tiver a sorte de estar com você é alguém que vai combinar com você, ter a mesma sintonia que você.
-------
Como comentei, tenho, e todo mundo tem, várias Chamas Gêmeas. E eu sempre vou amá-las. Mas para estar juntos, exige uma sintonia. Quando rompe, tenha certeza de que é porque não tinha mais a sintonia, porque se tivesse vocês estariam juntos.
A Chama que eu achava que seria a pessoa com quem eu passaria o resto da vida está muito sintonizado em culpa, tristeza, apatia, imobilidade. Como falei, assumo totalmente meus 100% de responsabilidade, também vejo as merdas do meu subconsciente que andaram criando scripts de sofrimento. Mas também vejo o quanto ele está pra baixo, e esse é um dos motivos de não estarmos juntos: diferenças de sintonias.
Nesse caso, não é só a diferença da sintonia, mas o fato dele estar na faixa de cadáver ambulante. Essa é a faixa de energia um pouco antes da morte mesmo, é pior do que raiva.
Decidi que ia parar de escrever pra ele porque senti que alimenta a apatia, imobilidade, zona de conforto e comodismo mas a vantagem de ter blog é poder mandar indiretas diretas :) Querida Chama, estou falando com você, e acredito no seu cerne. Acredito que por baixo dessa pilha de cinzas e excrementos tem o homem maravilhoso que eu vislumbrei, e desejo que em breve você suba os degraus do Mapa do Hawkins.