Carta a um jovem homem inseguro na sua aproximação de garotas
Querido jovem homem, como já fiz com outras pessoas, vou escrever pra você publicamente sem falar seu nome, então nunca terá qualquer questão de privacidade. Quando é um tema que sei que é útil a outros, compartilho de alguma forma, mas tenha certeza de que nunca farei qualquer referência que possa te identificar.
A cada dia que passa, cada história que ouço, me mostra que o tal do amor-próprio é a solução para todos os seus problemas.
Uma pessoa inteligente certa da sua inteligência não tem como se sentir humilhada, rejeitada, desprezada. Se alguém lhe disser "não vou falar com você porque você é burro demais", a pessoa inteligente ri da atitude do outro. Ou ignora, ou não sente nada. Mas nunca vai tomar aquilo como algo ofensivo ou negativo, porque ela tem certeza do quanto é inteligente, e não precisa provar nada pra ninguém.
Imagine um cara de 1,90m. Se alguém caçoar dele ou rejeitá-lo dizendo que ele é baixinho, ele apenas saberá que não é verdade e não se importará.
Você se sente inseguro para falar com uma garota porque não tem como fatos que você é bonito e interessante o suficiente. Mas todo mundo deveria ter certeza de que é bonito e interessante, assim como um cara de 1,90m tem certeza de que é alto.
Eu vi sua fotinho na rede social. Você é um rapaz bonito, não será difícil. Algumas pessoas têm uma jornada mais longa, por exemplo quem está lutando com espinhas ou com obesidade em geral terá mais dificuldades de se aceitar. Mas o fato é que sua aparência importa muito menos do que sua autoconfiança. Um rapaz gordinho ou com espinhas, ou gordinho e com espinhas pode ter uma postura de quem se ama, que tem amor-próprio, que se garante, e essa atitude é o que fará toda a diferença.
Uma pessoa que se sente bonita e interessante não é que nunca será rejeitada. A diferença é que pode tentar a sorte quantas vezes quiser, e a rejeição nunca vai doer. Porque tem como fato que ela é bonita e interessante, e quando alguém diz "não", isso não tira nada dela. Ao passo que quando você se sente inseguro, se uma garota te diz "não" você se sente diminuído e alimenta sua insegurança.
Certo?
Você leu vários textos meus. Deve saber que passei por anos de bullying, que cresci me sentindo feia e ridícula e não só não tentava minha sorte com ninguém, como escorraçava o garoto que tentava se aproximar de mim -- aliás, saiba disso também: se você for dispensado com algum requinte de sarcasmo ou agressividade, pode ter certeza de que a garota tem questões sérias para resolver, ninguém curado e equilibrado destrata outra pessoa.
Eu tenho 44 anos. Meço 1,59m, peso... agora por volta de 67kg, mas as fotos que estão na rede social eu tinha uns 70, 71. Ou seja, sou velha -- devo ser mais velha do que a sua mãe, tenho sobrepeso, tenho celulite estrias e teria uma lista de defeitos.
Mas alcancei o tal do amor-próprio, e agora parece que não tem o que me machuque. Nunca me achei tão linda e gostosa, nem quando tinha 16 anos e pesava 50kg, não tenho saudade de quem eu era na adolescência, ou aos 20, aos 30.
Você gostaria de chegar neste ponto, em que nada te machuca ou te inibe?
Existem várias formas, mas tenho divulgado o que funcionou para mim.
1 - Ter decor sua lista de qualidades
2 - Ter muitas selfies em que você aparece lindo
O item 3 não posso te falar porque você é menor de idade, tem a ver com sexo, então vou trocar por um que também é fundamental: medite com regularidade, se possível todos os dias, mesmo que comece só com 5 minutos.
A meditação comprovadamente muda seu cérebro, ela te ajuda a sair da espiral dos pensamentos obsessivos negativos.
As tais das selfies em que você se vê como alguém bonito também mudam algo da sua programação, do seu subconsciente. Elas não só mudam a imagem de quem você é, quando outros que pesquisarem sua imagem na internet, como muda sua autoimagem. Portanto muda sua linguagem corporal, seu tom de voz, sua confiança, a forma como você interage com as pessoas.
Você leu meu textos que falam de selfies? Eu falo disso há anos e muita gente não leva a sério, mas é uma puta reprogramação mental você ter imagens suas em que você aparece bonito, gostoso, confiante. Se não tiver lido, dá uma olhada no Espaço Eu me Amo, tem vários textos sobre o tema, deve ter link pra pasta no Pinterest que tem várias sugestões de poses para homens.
Vou colar o link aqui de algumas das minhas pastas do Pinterest:
https://br.pinterest.com/kalistaheart/poses-para-homens/
https://br.pinterest.com/kalistaheart/ideias-para-posar/
https://br.pinterest.com/kalistaheart/ilus%C3%A3o/
https://br.pinterest.com/kalistaheart/fotos-para-quebrar-o-padr%C3%A3o/
Eu sei que a dor da rejeição é pior para uns do que para outros. O curso que estou fazendo para ser analista corporal fala disso, e sei que para as pessoas muito mentais é a pior dor.
Ao mesmo tempo, este é um momento em que acredito que há formas de combater isso. A principal é você entender que você também é seu corpo, e tomar seu corpo para si, não como um problema, um fardo, mas como um aliado e um recurso. Sentir-se verdadeiramente integrado, saber que seu corpo também é você.
E pra isso, você precisa ser capaz de olhar para si com amor, e não com um monte de críticas. É assim que as selfies ajudam tanto, porque elas te obrigam a se olhar de forma amorosa.
- Faça sua lista de qualidades com muito carinho.
- Compre um pau de selfie e se fotografe de muitas formas.
- Medite todos os dias.
Essas três atitudes podem te levar a mudanças. Talvez você decida comprar roupas novas. Fazer mais atividade física. Mudar o corte de cabelo. Ter um hobby. Ler mais. Cultivar mais amizades. Semear mais sonhos e desejos.
Quem olha mais para si se torna uma pessoa mais consciente, portanto mais interessante. Menos barco à deriva, e mais para alguém capaz de direcionar a vida, por maior que seja o subconsciente. Quanto mais você se volta para si, e se permite ir se conectando mais com sua intuição, você vai aumentando seu contato com seu subconsciente, portanto ganhando mais poder sobre sua vida.
Eu fiz um monte de posts mostrando o poder de ilusão da fotografia.
Não tinha certeza se era a versão final, mas vou usar um painel que eu estava produzindo, e a foto que abre o post.
Nas fotos em PB, a de rosto estou sem maquiagem -- e nas outras, nem é maquiagem do tipo base, é só um pouco de lápis de olho e batom, coisas que aplico em 30 segundos. Elas também mostra a diferença de luz e postura.
Na linha de baixo, na foto em PB eu estou mais magra, pesando menos do que nas outras. Mas era uma postura para a análise corporal, sem nenhum objetivo de ser sexy. Veja a diferença com as outras imagens. Mesma pessoa, uns quilos mais gorda até, mas veja o que a diferença de uma postura tensa, restrita -- se fosse uma pose natural, poderia ser lido como postura de gente tímida e travada -- e compare com as outras imagens.
Pensando bem, esta é uma boa forma gráfica de mostrar qual a diferença de ter autoconfiança ou não.E podia ser pior ainda, em vez de biquini eu poderia estar com roupas, mas nessa pose de quem tem medo de incomodar, de aparecer.Sou a mesma pessoa, mas por me sentir e expressar minha autoconfiança, minha imagem muda totalmente.
Se você tem pessoas que costumam te por pra baixo, te criticar, se afaste delas. Se você não puder se afastar, se for algo como pais que estão sempre te criticando, aprenda a ouvir por um ouvido e deixar sair pelo outro, não guarde aquilo.
Faça sua lista de qualidades, com capricho e amor, e foca nela. Tenha companhias de gente saudável, boa, que te coloca pra cima. Tire suas selfies e olhe sempre para suas imagens. Medite todos os dias. Se você seguir minhas sugestões com afinco, dedicação, acredito que daqui a 3 semanas você já vai começar a ver as mudanças.
Dúvidas, se quiser que eu fale mais de algum dos itens, me pergunta. Respondo com todo carinho.
Beijos com amor.