Amar não é sinônimo de se sacrificar
Estes dois se amavam muito. Mas só havia salvação para um, e uma dessas pessoas morreu de hipotermia aos 20 anos, a outra teve uma vida cheia de aventuras e morreu de velhice.
Quem é a pessoa mais importante do mundo? Para ter uma ideia, se fosse um naufrágio e só houvesse uma boia, você ficaria com ela? Ou jogaria para seu pai? Sua mãe? Seu filho? Seu marido?
Muitas pessoas não hesitariam em dizer que jogariam a boia para tal pessoa, que morreriam felizes e achariam o fim da picada quem foi egoísta a ponto de preferir se salvar e deixar os outros morrerem.
É seu direito pensar o que quiser. Mas ao assumir essa postura, tenha consciência do seguinte: enquanto você não conseguir pensar que o certo seria ter ficado com a boia, você tem motivos multiplicados para não prosperar financeiramente, para não conseguir um bom relacionamento, para não ser espetacularmente feliz. Porque você não está se amando, você não é a sua prioridade.
Sua vida não está dando certo? Sua carreira não engrena, seus namorados sempre te decepcionam, seus amigos vão embora? Você já parou para pensar que a forma como a vida te trata reflete muito da forma como você se trata? Se você não se ama, por que os outros deveriam te amar?
Se fosse um naufrágio, quem fica com a boia? Você se ama o suficente para ficar com a boia? Você se ama tanto a ponto de ser capaz de se colocar como prioridade, como a pessoa mais importante do mundo? Você é capaz de decepcionar, chatear, até mesmo magoar ou deixar seus pais, e ou marido, e ou filhos bravos, tristes, arrasados porque um dia você decidiu se amar e cuidar de você?
O que significa esse se amar e se cuidar?
Primeiro é preciso calibrar sua régua.
O quanto você deve para seus pais? Quer eles tenham sido pais excelentes, quer eles tenham sido pais horríveis, o fato é que você só está vivo por causa deles. Qual o tamanho dessa dívida?
Ela é incomensurável. Ela é tão grande que na verdade deixa de existir. É uma dívida que você nunca poderá pagar e, não, por favor não pense em situações trash do tipo seu pai precisa de um transplante cardíaco e você decide pagar sua dívida. Seus pais não te colocaram no mundo para ser banco de órgãos (ou pelo menos, eticamente ninguém deveria nascer para ser banco de órgãos).
Em uma família mentalmente saudável, os filhos não têm um propósito. Eles não são colocados no mundo para cuidar dos pais quando estes ficarem doentes ou velhos, eles não vieram para realizar os sonhos dos pais, para cuidarem de um legado, eles não nasceram para cuidar das carências afetivas dos pais, para amenizar os problemas do casamento dos pais, para ocupar um espaço e fazer de conta que aquela relação não está falida há anos.
Adultos saudáveis têm filhos pelo prazer de ter, pelo prazer da situação, pelo imenso desejo de cuidar, educar, nutrir.
Adultos saudáveis têm plena consciência de que os filhos crescem, e que por mais prazer que eles tenham com aquela convivência, seus filhos estão mudando o tempo todo, a vida é feita de ciclos, e aquele ciclo também chegará ao fim.
Adultos saudáveis criam filhos de forma que um dia eles se tornem desnecessários para os filhos. Os filhos poderão seguir sua vida de forma independente, os pais idem. Os pais são pessoas bem resolvidas, com dinheiro, saúde, vida sexual, felizes, e não precisam dos filhos para preencher qualquer tipo de lacuna.
Pessoas saudáveis são unidas por laços de amor, não por correntes de obrigações.
Se fosse um naufrágio, você se sacrificaria para salvar uma pessoa querida?
Se você disse sim, com certeza há várias situações, na sua vida toda, em que você abriu mão de cuidar de você para atender demandas das outras pessoas, seja porque elas te pediram e você não foi capaz de dizer "não, eu vou cuidar de mim agora", seja porque você achou que precisava fazer.
Se você ainda não tem prosperidade financeira, com certeza terá uma coleção de momentos e situações assim, tanto do passado como talvez do presente. Você não está se dedicando ao seu sucesso, à sua felicidade.
E se você não focar em você, como é que sua vida pode engrenar?