100% de Responsabilidade é 100% de Poder e de Liberdade
Querida Sis, desculpe por não ter explicado direito o conceito. Depois que eu explicar talvez a gente descubra que estamos falando da mesma coisa. Eu não tenho certeza de como as pessoas usam, mas quando ouvi a frase resolvi adotar. Quando falo sobre 100% de responsabilidade não quero dizer que é tudo culpa minha, ou tudo que aconteceu foi por minha causa. Isso seria anular a outra pessoa, como se o outro não fosse um indivíduo.
Para mim 100% de responsabilidade deve ser semelhante a o que você fala de 50% de uma relação, provavelmente só rótulos diferentes :) Mas prefiro o 100% da parte que é minha, em vez de 50% de uma relação, porque me sinto mais poderosa assim.
Do que era meu, eu assumo 100%
Minha relação com o meu Psicopata, por exemplo. Tinha vários sinais de coisas estranhas e que não combinavam, incongruências entre o que ele falava e o que ele fazia. Situações que ele surtou e que eu sabia que eram péssimo sinal, que nenhuma pessoa madura se abalaria tanto por algo do tipo.
Ignorei tudo.
Meu psicológo morreu de rir quando contei que passei umas semanas na autopiedade, de ficar lendo textos sobre narcisistas e me sentindo a empata boazinha que tinha caído nas garras do narcisista malvado. Até que comecei a desconfiar que isso era caricato demais, e que não podia ser verdade.
"Eu assumo 100% de responsabilidade da minha parte" das minhas escolhas, do que eu fiz de vista grossa, dos momentos que ignorei minha intuição, que empurrei com a barriga alguma desconfiança só porque queria continuar vivendo minha fantasia.
Eu adoro o conceito do 100% de responsabilidade porque ele significa 100% de poder. Não como garantia de que tudo sempre será do jeito que eu quero, mas sim que não sou fantoche, que não sou barco à deriva. Eu estou fazendo minhas escolhas o tempo todo, seja pelo sofrimento ou pela felicidade. O sofrimento é uma escolha, a felicidade é uma escolha.
Eu escolhi viver 7 meses no papel de princesa sofrida esperando o nobre cavaleiro num cavalo branco vir me resgatar. Aprendi muitas coisas interessantes no período, mas assumo os meus 100% de responsabilidade. Se chorei deitada no chão em posição fetal, arrasada porque minha Chama me ignorava, chorei porque quis, porque escolhi esse caminho.
Durante um tempo fui secretária de diretoria. Não sei se você tem ideia de como pessoas em cargos altos podem ser difíceis... eu fazia atas de reunião, me acostumei a ter conversas sobre trabalhos, depois colocar por email para registrar entre os envolvidos, e também me acostumei a mandar mensagens em que "Quem não responder até a data X, vamos supor que vocês concordam com a decisão Y".
Minha Chama não fala comigo. Se enfiou num buraco na terra onde pode se auto-flagelar e se sentir uma marionete do destino, fraco e impotente. Mas eu poderia ter escrito "Se você não me ligar até a data X, vou entender que você não quer mais nada comigo, e estou encerrando nossa relação. Gratidão por tudo que você me deu, esse final foi dolorido mas eu realmente te agradeço por tudo, saiba que minha vida é melhor porque te conheci e que sempre vou pensar em você com carinho. Desejo que você tenha uma vida linda".
A Silvana, minha terapeuta querida, é uma pessoa muito doce e fofa. Uma vez eu a vi ter um tom de voz zombeteiro beirando o sarcasmo, foi quando falei que eu estava a espera do (nome da Chama). Ela falou "Guia, estamos todos à espera do Fulano?". E levei uma grande lambada, meu guia disse que se era isso, então podíamos dizer que estavam todos a espera de mim.
Na época eu sabia que era o certo, apesar de não entender totalmente. Mas hoje é uma sensação maravilhosa saber que não sou refém de ninguém.
A relação com o cara tântrico. Não acho que ele fugiu de me responder... na verdade não fiz uma pergunta, nem dei um ultimato, só o informei dos meus planos para um futuro próximo. Eu fui meio rude até, e não seria descabido ele só parar de falar comigo. Mas considero um ato de carinho ele me mandar o mantra favorito dele.
Existe a pandemia. Por enquanto se encontrar com pessoas é irresponsabilidade, ainda mais para quem convive com gente dos grupos de risco. Eu não preciso de certezas, e entendo que no caso do Caçador, da Chama, tem fatores diversos. O que me incomoda, principalmente com a Chama, foi a decisão dele de não me tratar como gente. "Eu gosto muito de você, mas não sei se estou preparado para resgatar meu coração da caixinha bonita onde mamãe guarda. Me sinto confuso e perdido. Vou me afastar por uns meses. Não te prometo nada e não te peço nada, não tenho coragem de dizer que não quero nada com você porque não seria verdade, ao mesmo tempo me sinto incapaz de assumir algo com você. Não tenho como lhe dizer o que você deve fazer".
Por mais sem informação que fosse essa conversa, já seria mais humano do que o tratamento do silêncio, que é estratégia de narcisista.
Mas eu recebi isso. Do Psicopata e da Chama. Eu assumo os 100% de responsabilidade, suponho que atraí essa merda por viver na estrutura mental do "eu gosto do difícil e suporto o que ninguém suporta".
Quem sabe consegui virar a chave. O Caçador pode não me falar dos temas cabeludos, mas não sumiu como os outros fizeram, então vou acreditar que melhorei mesmo :)
Agora há pouco estava tendo uma conversa linda com uma outra soul sister, conheci há pouco tempo mas é daquelas que a gente se reconhece como irmãs. Outra pessoa maravilhosa, como você, mas ela é mais velha, tem um filho solteiro e perguntou se eu não queria conhecer o filho dela :) Ele é 10 anos mais novo, tenho um certo preconceito com essa diferença de idade, mas agradeci a lisonja e falei para o Universo "obrigada, Universo. É assim que eu gosto. Tudo vem pra mim com leveza, facilidade, alegria e glória". Quem sabe a próxima relação incrível que eu terei será dessas marmeladas assim... ou de um cara que vai ler meu blog e falar o que meu amigo do curso do OCE falou, o que já li de outros leitores dos meus outros blogs "Quem é você?". "Você existe mesmo? Estou impressionado."
Tudo vem pra mim com leveza, facilidade, alegria e glória. Acredito no espetacular, vivo no mundo da magia. I release control. Troco a necessidade de certezas pelo imprevisível e pelo maravilhoso.
Beijos com muito amor.
----
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/472103973442716345/. Não tenho tatuagens, ainda, mas tenho namorado lobos, beija-flores, kundalinis, luas, estrelas, mandalas.