Padrões de eventos e de pessoas expressam quem nós somos
O que você descreveu sobre o mundo e as pessoas, que todo mundo julga e critica, e que todo mundo é assim, que 90% das pessoas são assim, é apenas a expressão do seu eu. Dos seus valores.
Vou falar algo com muita clareza, e lamento o quanto eu possa soar MUITO metida agora, mas preciso deixar isso claro: o seu mundo de pessoas que ficam o tempo todo comentando sobre aparência dos outros, e dizendo "você estava melhor antes", "você piorou", ele é apenas uma dimensão possível. É apenas um espelho dos seus valores atuais.
Eu tenho as minhas feridas, tem situações que atraio tubarões, algum momento falo mais disso. Mas não tenho essas questões com a autoimagem, e nunca tive problema de gente sendo folgada ou me falando coisas rudes.
Eu pinto o cabelo há muitos anos, mas não vou a salão. Com frequência ele está sem corte e ressecado. Qualquer pessoa que tem o mínimo de olhar estético sabe disso, tanto que uma vez uma mulher dona de salão me seguiu na rua para me entregar um cartão e falar pra eu ir fazer uma hidratação. Mas fora isso, sabe o que as pessoas falam do meu cabelo quando é pra falar comigo, na minha cara? "Nossa, como seu cabelo é lindo", "Uau, adoro essa cor", "Seu cabelo parece de sereia", "Ai, que tinta você usa?", "Queria tanto ter um cabelo assim". Minhas amigas falam, desconhecidas me param pra falar do meu cabelo. Mesmo quando ele está com a tintura vencida, raízes escuras, pontas ressecadas, desbotadas.
Esta sou eu na semana que a dona do salão me seguiu. Mas essa é a foto depois que eu recebi a dica do Universo, entrei numa farmácia e comprei um produto para fazer hidratação. Reconheço que no dia que ela me seguiu provavelmente eu estava no estilo jovem Hermione. Aliás, esta foto é interessante porque acho que ela expressa a minha fraqueza, onde é que eu sangro e atraio tubarões: em várias situações eu tenho essa cara de gente abusável, e muitos homens captam isso, e se aproveitam disso. Percebi faz pouco tempo, perguntei pro Caçador e ele confirmou. "Sobre você parecer um animal ferido, cheirar a sangue afins... você parece sim. Exala abuso. Mas exala transmutação também. Exala uma certa tranquilidade entristecida e que se ressignifica". Lindo, não? Nem sempre eu tenho essa expressão, mas reconheço que é uma ótima foto que combina perfeitamente com a descrição do Caçador.
Quando converso com as minhas amigas e amigos, os comentários que a gente troca entre a gente são sempre afetuosos. "Como você está linda", "Adorei seu novo corte", "Você está radiante", "Você está ótima". E se a pessoa não estiver bem, é pra falar "Você parece cansada, está com problemas? Não tem dormido bem? Trabalhando muito?".
Meu crush, o querido Caçador, é alguém com quem posso conversar sobre abuso, que me insemina com reflexões, que compartilha intimidade, que me dá links de textos super interessantes, que fala de assuntos pessoais profundos, para quem posso falar das minhas dores e me sentir acolhida, compreendida, respeitada, desejada.Tudo que ele me fala é interessante, divertido, excitante, elogioso. Ele nunca me falou nada ofensivo, nem rude, nem foi folgado.
Minha Chama Gêmea é meu Calcanhar de Aquiles, o campo que mais doeu e mais me fez crescer, mas acho que finalmente cheguei num ponto de paz e maturidade, e não o vejo como alguém fraco, medroso ou mau caráter -- porque se eu o enxergasse assim, o que dizer de mim, que já fui tão apaixonada por ele? Pra mim ele é um homem espetacular, muito mais do que sonhei. Na crisálida agora, talvez saia do casulo a tempo de nos divertirmos juntos, talvez não, mas tudo bem.
Tenho conhecido pessoas maravilhosas, com histórias de vida incríveis. Em poucas semanas conheci duas mulheres que se tudo der certo gostaria que fossem amigas pra vida toda. Tenho um padawam foférrimo com quem provavelmente me encontro no onírico. Um maninho irmão bruxo que tenho certeza de que ainda vou conhecer ao vivo, mesmo ele morando bem longe. Com frequência pessoas me procuram para conversar comigo, e o que rola é afeto, carinho.
Meu mundo não é feito de pessoas que ficam julgando se preciso de uma rinoplastia, de lipoaspiração, silicone, lipoescultura, botox, hidratação, umectação, visagismo, personal stylist. Não desprezo essas coisas, falo o tempo todo como nós também somos nosso corpo. Mas para mim existem graus e dominâncias. Dinheiro é ótimo quando nos serve, como diria uma letra do Barão Vermelho "Que você diga pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem". E no caso dos cuidados com a beleza, também acho ótimo quando são ações tranquilas, e não fruto de neuras. Quando a beleza nos serve, em vez de sermos escravas de padrões ilusórios e inatingíveis.
O tempo, dedicação e dinheiro que você tem utilizado nos cuidados com sua aparência te empoderam ou te colocam numa espiral de insatisfações? Depois que cuidar da parte tal do corpo, tem as outras x, y, z, w, t ene, certo? E tenha certeza de que o mais provável é que quando você cumprir sua lista, vai encontrar mais intervenções e tratamentos pra fazer, há sempre tantas novidades.
Perdoe o sarcasmo. Mas falo assim para ver se você percebe que o problema NÃO É O SEU CORPO.
Veja o próximo post em que eu explico a porra das fórmulas matemáticas de beleza.
----------
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/472103973443797032/