Como eu aprendo a me amar? Como alcançar o tal do amor-próprio?
Existem vários caminhos possíveis mas vou compartilhar o que para mim foi fundamental:
1 - Ter por escrito e decor minha lista de qualidades
2 - Tirar milhares de selfies e ter dezenas de nudes maravilhosos
3 - Ter certeza sobre meu desempenho sexual
Ter amor-próprio significa se amar. Se amar integralmente, totalmente, profundamente, incondicionalmente. Não importa se você está bem vestida ou mal vestida, rica ou pobre, saudável ou doente, com emprego em multinacional ou desempregada, de Ferrari ou de Fusca, casada ou solteira.
Todas essas coisas são externas, voláteis, mutáveis.
Mas tem uma coisa que é constante: você é você, sempre, não importa o que está em volta, sua conta bancária, suas roupas. E você não é só o que você pensa, você também é seu corpo. Você pode estar em meio a diversas dores e tragédias circunstanciais: se você realmente tem amor-próprio e é capaz de se olhar no espelho e se amar, você se reergue muito mais fácil.
E o contrário também é verdadeiro: não importa quanto dinheiro e sucesso você tenha, sem amor-próprio você não é ninguém.
Talvez você tenha pensado nas pessoas famosas e lindas que fizeram um monte de cirurgias plásticas, têm um corpo de sonhos, aparecem em um monte de fotos, têm namorados lindos, tinham tudo pra ser felizes, mas entraram em depressão, se suicidaram.
Você acha que essa pessoa amava a aparência dela? Ela era linda, mas por que você acha que estava sempre fazendo alguma plástica ou intervenção estética? Você acha que ela realmente tinha decor uma lista de qualidades para se orgulhar, ou achava que nunca era suficiente?
Pra você ver que o amor-próprio não tem a ver com o externo, mas com um sentimento. A modelo de capa de revista pode não ter amor-próprio, uma mulher comum desempregada de 44 anos com sobrepeso pode ter.
Converso com as mulheres e pergunto se elas se amam, se elas são capazes de amar cada pedacinho do corpo, se elas olham para si com carinho, ou com o rigor de um juíz em competição de cachorro. Se elas sabem que o corpo também é ela, ou se tratam seu corpo como se fosse um inimigo.
Acho que não há caminho para o amor-próprio que não exija passar por fazer as partes com o próprio corpo. Que não exija se sentir totalmente confortável na própria pele. Em saber que você totalmente nua, não importam as roupas, a conta bancária, o status, o emprego -- que você continua sendo uma mulher maravilhosa, que cada pedacinho do seu corpo é lindo.
Quando você tem esse tipo de segurança, o que pode te derrubar?
Ao passo que se você acha que só pode estar bonita com maquiagem, com as roupas tais, com sucesso profissional, com tantos seguidores e comentários no Instagram -- como você pode ter paz de espírito se seu amor-próprio depende de coisas tão frágeis e instáveis?
Minha receita de bolo de amor-próprio é muito simples, o item 3 dá um pouco mais de trabalho, mas não é nada do outro mundo.
1 - Faça sua lista de qualidades
É incrível como isso é uma tarefa aparentemente simples, mas que tanta gente não consegue. Tenho 44 anos e faz mais de 25 anos que aconselho isso pra todo mundo com quem converso sobre autoestima, e muita gente empaca. Enrola. Posterga por anos.
Uma amiga me falou que tinha medo de fazer e descobrir que era uma lista muito pequena. Mas se a lista for pequena você:
- faz um plano de ação para aumentar a lista
- procura terapia e ajuda de amigos para ser capaz de se enxergar melhor
Parece difícil ou doloroso? Mas você acha melhor continuar agindo como um barco à deriva?
Quer ver a minha lista? Neste tem uma simplificada: https://kalistaheart.blogspot.com/2021/02/sera-que-ele-pensa-em-mim.html
Aqui tem uma um pouco mais detalhada, e inclui o que desejo em um homem: https://kalistaheart.blogspot.com/2021/02/o-poder-de-colocar-seus-sonhos-e.html
E alguma hora eu tomo coragem pra fazer uma explicitamente sexual.
Sua lista de qualidades requer apenas que você se concentre e pense sobre quem você é.
2 - Selfies e nudes
Não tem desculpas. Todo mundo tem celular, todo mundo pode se fotografar e conseguir fotos lindas.
Todo mundo, não importa sua aparência.
Você pode não ter aparência de modelo, com um pouco de tempo e dedicação qualquer um pode sair bem nas fotos. E não tem nada a ver com Photoshop, maquiagem ou filtros.
Tem um acessório simples que vai te ajudar muito nas tarefas. É um pau de selfie com tripézinho e controle remoto. Comprei o meu uns 2 anos atrás para segurar o celular durante as sessões de terapia por vídeo, nem sabia o que faria com o controle remoto, paguei R$ 60. Nunca imaginei que seria tão útil. Aqui ele está retraído, mas deve atingir quase 1m. Ele retraído fica com uns 20cm. O controle remoto é bluetooth.
Tudo de que você precisa é tempo, privacidade e deixar a preguiça de lado.
Vocês têm ideia da grande ilusão que é a fotografia? Vocês já devem ter visto matérias que mostram que mesmo gente linda pode sair feia nas fotos, basta ter clicado no momento errado, no ângulo errado.
- Reserve pelo menos uma hora para a atividade.
- Depois você pode testar outros tipos de fotos, mas para as primeira sessões recomendo banho tomado, roupas bonitas, acessórios interessantes -- para os homens algum colar, pulseira ou relógio, caso você goste. Nas mulheres, uma leve maquiagem sempre faz muita diferença. Passe perfume, se olhe no espelha e se sinta bonita.
Se você estiver se sentindo muito tensa
- Coloque música.
- Movimente um pouco o corpo para ajudar a relaxar, dance um pouco se quiser.
- Respire profundamente, inspire pelo nariz, segure por alguns segundo expire pela boca. Faça isso pelo menos três vezes.
- Sorria, mesmo que seja forçado, ria se for possível, mesmo forçado. Parece loucura mas funciona, você consegue enganar o corpo e produzir pelo menos um pouco das endorfinas das situações genuínas.
E comece a se fotografar.
Sem preguiça nenhuma, sem problemas de depois apagar a maioria das imagens. Eu tiro umas 30 ou 40 fotos para conseguir algumas de que eu goste. Fotógrafos profissionais, mesmo quando estão fotografando modelos em estúdio, tiram centenas de fotos para escolher uma.
Eu tiro umas cinco fotos, vou olhar como ficou, eventualmente corrijo enquadramento, poses, cabelo, maquiagem, expressão facial, nova rodada.
Em geral as primeiras fotos sempre saem ruins, provavelmente estou tensa e isso transparece. Mas depois vou me encontrando. Às vezes vou cansando, mas as últimas ou até a última foto que tiro antes de falar "chega por hoje" é a foto de que mais gosto.
Também não se assuste com a ideia de nudes ou lewds (lewds são fotos provocantes mas sem nudez). Não tem problema só ter fotos totalmente vestida.
O importante é rotineiramente fazer esse exercício de olhar para você com carinho, ter uma imagem de si que você goste. Alimentar esse enamoramento por si mesma ajuda a manter o amor-próprio. Em um relacionamento romântico é essencial nunca deixarmos de olhar para o outro. No amor-próprio é a mesma coisa, nunca podemos deixar de olhar para nós mesmas. Considero um tipo de meditação passar um tempo buscando imagens que me representem.
Além disso, pegue seu celular e ande pelo ambiente olhando para a tela, e veja como seu rosto muda conforme a incidência da luz.
Faça experiências com fotos preto e branco, ou com filtros de cores, com a luz estourada ou com pouca luz.
Teste, brinque. Teste roupas, poses.
Preste atenção no fundo da imagem, um fundo poluído estraga a foto, tente tirar a bagunça, deixar limpo, a não ser que os elementos tenham um propósito. Sei que minhas imagens não são exemplares, mas acho que deu para entender.
Pinterest tem muitas ideias e dicas de poses, e está cheio de exemplos de como uma pessoa sai diferente com pequenas mudanças na postura, alguma hora trago pra cá mas você pode pesquisar e verá.
Se você passar uma hora se fotografando, seguindo esse meu roteiro, não tem como você não conseguir pelo menos 3 fotos em que você vai se admirar "nossa, como saí legal nesta foto".
Guarde com carinho.
Não precisa mostrar pra ninguém se não quiser, mas tenha essa foto com carinho, e olhe pra ela de vez em quando. Você vai reprogramando sua mente sobre a imagem de si.
Se não quiser mostrar, não mostre, mas sinceramente espero que você seja esperto e passe a divulgar por aí imagens em que você aparece linda e gostosa.
3 - A confiança no desempenho sexual
Sexo tem muito a ver com química, confiança, com se sentir à vontade, estar com a pessoa certa.
Mas posso te ensinar um truque que torna tudo muito, mas muito mais fácil e mais leve para qualquer situação:
aprenda a fazer sexo oral.
Digo isso tanto para homens como mulheres (o que significa que homens e mulheres deveriam saber fazer sexo oral, não que você hétero precisa saber como chupar um homem ou uma mulher)
Se você sabe fazer sexo oral, isso aumenta imensamente sua autoconfiança, e tudo flui melhor.
Aliás, quando eu falo "tudo", me refiro a tudo, não só a encontros sexuais. Na sua relação com qualquer pessoa, saber que você faz gostoso, que você sabe como fazer alguém suspirar de prazer te dá uma confiança enorme.
Feche os olhos e pense "eu sei chupar gostoso, sei fazer meu parceiro suspirar de prazer e pedir mais".
O que você faria se tivesse uma confiança dessas?
Aprenda sobre sexo oral e sobre masturbação. Homem saber fazer carinho numa vulva, mulher saber como acariciar um pênis. Inclusive por cima da roupa. Se você tiver um lado um pouco exibicionista, inclusive em lugares públicos.
"Mas como eu aprendo a fazer sexo oral???"
Pesquisa na internet. Vai ver vídeos, não os pornôs que ensinam um monte de coisa errada, pesquisa com o pessoal do tantra e com sexólogos. Conversa com amigos e amigas. Quem sabe você consegue até mesmo um FWB disposto a ser um tutor.
Fora isso, nunca tenha receio de perguntar como a pessoa prefere, e não se preocupe, isso não precisa ser brochante, muito pelo contrário, é só falar do jeito certo, com autoconfiança e safadeza, que vira só uma provocação e diversão a mais. No meio dos beijos você pode sussurar para o seu parceiro.
Eu ia escrever algumas coisas, mas pensando bem, alguma hora escrevo sobre boquete e masturbação. Mas não falta material na internet para aprender.
Eu já fiz muito sexo ruim na minha vida, sexo que tinha só o objetivo de dar prazer para um cara, e na maioria das vezes o meu prazer nunca importou. Também já comentei que não consigo gozar com outra pessoa, só quando estou sozinha -- sequelas do abuso. Mas minhas deficiências práticas não me impedem de opinar. Espero que você tenha muito sexo bom, com conexão, presença, olhar, carinho, comunicação, vocês dois (ou três, ou mais) falando do que gostam ou não gostam. Que sejam momentos para ter confiança e entrega, e que não sejam ditados pela aridez do pornô tradicional. E se você for do tipo que gosta, e encontrar o parceiro certo, que seja rough, intenso, doloroso, delicioso.
O sexo não se limita a boquete, a chupar. Mas se você confia nessa sua habilidade, você vai ver como isso te deixa mais próximo do amor-próprio.
Esta é minha receita de bolo para chegar no amor-próprio: saber que você é uma pessoa maravilhosa e ter sua lista de qualidades sempre decor e atualizada, sempre ter certeza de que você é uma pessoa linda e deliciosa, e nesse processo as fotos ajudam muito, não sou só eu que penso, já conversei com várias pessoas que tinham problemas de autoestima e que concordam como as selfies ajudaram. E saber chupar.
Se você se sente confortável na própria pele o tempo, se você sabe que você, exatamente você, precisamente você, sem precisar de nada externo, apenas você é uma pessoa incrível por ser quem você é, por ter a aparência que tem, por saber usar sua boca pra dar tanto prazer, por que você vai ficar triste? :))
Um tempo atrás conheci um guru do tantra que atendia pessoas ricas. Ele contou que uma das clientes era uma mulher na faixa dos 60, entrando em depressão. Casada. Conversando com ele sobre a depressão ele perguntou
"Quantos paus você já chupou na vida?"
"Meu Deus, que tipo de pergunta é essa????"
"É uma pergunta simples, responda"
"Só o do meu marido e olha lá".
"Então, esse é seu problema. Quer sair da depressão? Você vai começar a selecionar homens jovens e bonitos e vai pagar para chupar o pau deles".
"Você é louco, não sei como pode me falar uma coisa dessas".
"Te prometo que funciona".
-- Obs: ele era um guru do tantra, mas não pense que todo mundo do tantra é assim
Umas semanas depois eles voltaram a se ver, ele perguntou com ela estava, ela disse que agora tinha novos problemas.
A depressão tinha passado, mas agora eram dores nos joelhos e na garganta.
Parece anedota, não? Mas acho que era verdade.
E ainda tinha a segunda parte da história, sobre um dos funcionários dessa mulher, um homem jovem, bonito, que um dia procurou esse meu conhecido para dizer que ele tinha conseguido construir um puxadinho na casa dele graças aos bons conselhos do guru, mas o problema é que tinha uma certa rotatividade nos homens que ela procurava, e queria saber se o guru podia dar uma força, aconselhar a mulher a focar nele.
Gente, como eu ri naquele dia.
E se você estiver escandalizado, queria dizer que pra mim nada disso é imoral.
Não estou falando que todos os problemas do mundo você resolve com boquete, ainda que -- estou sorrindo aqui, porque pensei que uma boa parte dos problemas do mundo poderia ser resolvida com boquete e com chupadas.
Mas não tenho dúvida alguma de que mais leveza, prazer e diversão fazem bem para a vida de qualquer pessoa.