Por que meditação é fundamental para quem quer ser feliz


Meditation is like a gym in which you develop the powerful mental muscles of calm and insight.” – Ajahn Brahm

Quando você quer ficar forte, você faz musculação ou algo do tipo, certo?

Sabia que assim como você pode trabalhar os músculo, é possível trabalhar a mente para diminuir e até não ter mais ansiedade, angústias, dispersão, pensamentos obsessivos negativos?

Existem infinitos tipos de meditação e de técnicas meditativas. Pesquise, experimente e escolha o que te agradar mais. Se quiser um panorama, este é um bom artigo para quem está começando: https://www.minhavida.com.br/bem-estar/tudo-sobre/1042-meditacao

Neste post vou compartilhar o que faço e minhas playlists do YouTube e do Spotify.

Como eu medito

- Medito com fones de ouvido, deitada, em geral antes de dormir e quando acordo. Mas atenção: acabei de ver uma informação de que dá para dividir as pessoas em quatro tipos, e tem aquelas que se dão melhor meditando deitadas, outras sentadas, outras em pé, e outras enquanto caminham. Veja o quadro no fim do post.

- Entro em estado meditativo enquanto danço, caminho, cozinho. Pode ser com música ou em silêncio.

- Raramente medito sentada.

- Raramente fico completamente imóvel. Busco ficar imóvel porque sei que quando me mexo posso me desconectar de um estado de relaxamento, mas se meu corpo começa a doer ou incomodar, me espreguiço, me mexo. Procuro não sentir dor nem desconforto.

- Medito todas as noites antes de dormir, na maioria das manhãs, e às vezes logo depois do almoço.

- Várias vezes durmo durante a meditação, e não me chateia nem me incomoda. Sempre acho que teve um motivo. Dica do Vishen Lakhiani para o caso de você estar meditando sentado num grupo e ter receio de cair no sono: escolha uma posição que não é completamente confortável, que tem algum leve desconforto na posição. Assim você não dorme.

- Já ouvi muitas meditações guiadas do YouTube, em especial nos períodos em que me sentia mais inquieta, prestar atenção na voz me ajudava. As músicas do Spotify, tanto as xamânicas como as... étnicas, digamos (nórdicos, mongóis, indígenas, africanas, japonesas) também são muito boas. Mas se eu me senti mais inquieta, na guiada era mais fácil silenciar a mente.

- Várias meditações me trouxeram muitas lágrimas, curas, insights. Mas tem três que ouvi mais no período de aflição com as questões da Chama Gêmea: a do Portal de Uluru do Emana Project, e duas do Desperte o Ser: Co-criação de Saint Germain e da Fonte Interior. Elas estão no topo da lista das Meditações de Limpeza e Cura: https://www.youtube.com/playlist?list=PLXadlDpRxE3oyBadjxEz0n2b_OktSLBf9

Desde o início de 2020 comecei a dançar sozinha e provavelmente entrava em estados de transe. Fiz um retiro e pratiquei por dois meses as meditações dinâmicas do Osho. No meio de 2020 passei a dançar nos rituais e ter visões. Mas meditar todas as noites foi algo que passei a fazer depois de me separar. São sete meses em que medito todos os dias, na hora de dormir e na maioria das manhãs.

A maioria das práticas eles recomendam fazer por pelo menos 21 dias. Eu nunca fiz alguma por 21 dias, sempre sigo aquela frouxidão de "o que me dá vontade hoje". Às vezes é uma meditação guiada, às vezes são músicas. De qualquer forma, sempre é um período delicioso do pré-sono, em que vou respirar de forma consciente, relaxar os músculos. Quando estou mais cansada, durmo em poucos minutos, em outras noites às vezes fico mais de 1h nas meditações guiadas ou ouvindo música.

Em quanto tempo uma pessoa começa a sentir os efeitos da meditação?

A maioria das meditações guiadas recomenda 21 dias de disciplina ininterrupta. Dizem que a maioria das coisas, se você consegue fazer por 3 semanas você saiu da inércia, instituiu um novo hábito. Mas conheço várias pessoas que na primeira meditação já tiveram uma grande sensação de bem estar e passaram fazer com regularidade.

Eu sou suspeita de falar, porque assim que topei com as meditações guiadas me identifiquei muito, fora isso me dei bem com os exercícios de respiração consciente, gosto muito. E na maioria das vezes consigo ter visões, então é muita diversão e alegria, pra mim meditação é um período essencial do dia, adoro pensar "está chegando a hora de dormir, que delícia ter esse tempo meditando antes de ir para o onírico".

Acabei de ver uma informação no meu grupo de xamanismo. Uma colega compartilhou uma página do livro O Caminho Quádruplo, em que há uma roda mostrando quatro caminhos possíveis, com características diversas.


O meu bate muito com o Caminho do Curador. Elemento terra (sou de Capricórnio, e muito aterrada, até demais), meus dois animais de poder que apareceram até agora são de quatro patas -- lobo e lontra, Amor com certeza é o recurso humano que mais tenho valorizado, só consigo meditar deitada, minha vida está muito conectada com comunicação, com contar histórias, adoro músicas de tambor, e muitas vezes me sinto a primavera.

Um outro colega compartilhou o PDF, pretendo ler, mas taí uma informação bem interessante e que eu nunca tinha ouvido falar. A ideia de que poderíamos dividir as pessoas em 4 tipos e dependendo do seu tipo você se dá melhor com um estilo de meditação.

Não importa qual o seu estilo, simplesmente medite. Você vai ver como é maravilhoso.


Postagens mais visitadas deste blog

Como se tornar uma pessoa linda e gostosa -- fácil, rápido e barato

Carta a um jovem homem inseguro na sua aproximação de garotas

Alguns truques de sedução que aprendi com meus amigos psicopatas