Se você está de saco cheio de ser produtivo no trabalho, provavelmente você está encarando as coisas do jeito errado
Fofura. A maioria dos trabalhos precisa de pessoas produtivas, e cumprimento de metas ajuda mais ainda na produção.
É terrível não ter ideia de quando algo ficará pronto porque pode estar emperrado com o fulano, que é genial mas um pé no saco pra cumprir prazos. Em geral os chefes preferem um cara menos genial, mas ponta firme com os prazos.
Nesse mundo pós o evento da pandemia, em que tantos milhões de pessoas perderam o emprego, empresas fecharam, tanto dinheiro deixou de circular, o mais provável é mais rigor, mais cobrança.
Entenda: todo mundo é uma peça na engrenagem do sistema. E t-u-d-o bem. Ninguém devia se sentir um lixo por ser uma peça no sistema.
Sabe qual o problema?
O problema é achar que tem algo de humilhante em ser produtivo. O problema é não entender que sua genialidade criativa não é pra ser gasta no seu ambiente de trabalho:
não
rola.
Você não é pago pra isso.
Você é pago pra ser produtivo, pra entregar as coisa no prazo.
Sua genialidade você precisa desaguar todos os dias, mas com seus hobbies, os assuntos seus. Ou quando você encontrar um esquema ou um mecenas que pague pela sua genialidade, te dando todo o tempo todo mundo para ela fluir nos seus caminhos próprios de glória e beleza.
Mas enfia uma coisa na cabeça: seu trabalho não é esse espaço.
Você tem noção de que na maioria das tarefas a gente gasta 50% do tempo para executar 80%, 85% do trabalho, e mais 50% com esse pedacinho que falta? E o pessoal que rende, empreendedor, é quem conseguiu ligar o foda-se pro perfeccionismo e entendeu que trabalho bom é trabalho pronto?
Você tem noção de que perfeccionismo não é qualidade? É defeito.
Eu ouço tanta gente falando de perfeccionismo de boca cheia, como se fossem criaturas superiores, só eles conseguem ser tão perfeccionistas e perfeitos, mas sabe o que eu vejo? Vejo gente insegura, tão insegura que não aguentaria uma crítica, um comentário negativo. Então ficam lá lustrando o negócio, e ainda pintam essa postura de dourado, como qualidade, quando no geral é pura insegurança, medo de ser criticado.
Eu acho que você está confundido as coisas. Você falou algumas vezes e te dei a dica de refletir sobre sua relação com a mediocridade, de como ela te assombra. Acredito que você acabou acreditando que precisa mostrar o quanto você é original, autêntico em tudo que você faz, até no seu trabalho.
Mas essa postura só te desgasta, te leva a estados mentais como o de hoje.
E talvez alguma hora deixe seu chefe de saco cheio de você.
Sua genialidade você aplica na sua arte, no seu hobby.
No seu trabalho, trabalho bom é trabalho pronto, entregue. O fato de você estar sofrendo com isso, talvez pensando que será um "vendido" se passar a ser mais produtivo, cumprir metas, fala da sua insegurança, do seu medo de ser visto como medíocre.
Mas acredita em mim, Fofura. Muitas vezes os tais 15%, 20% que faltam para atingir o que você considera o aceitável para um trabalho são detalhes que só você enxerga. E você não devia sofrer com isso.
É simples assim:
- você é uma engrenagem no sistema, e tudo bem, todo mundo é, inclusive seu chefe
- você tem um prazo. Cumpra o prazo. Adeque o que você pode fazer dado o tempo que você tem, é simples assim.
- você falou da procrastinação, dos seus processos não lineares. Provavelmente isso acontece porque cada tarefa você quer imprimir uma genialidade que flui da intuição, mas que exige um prazo que no geral você não tem.
- simplesmente usa sua inteligência para cumprir a porra do prazo.
Você está sendo pago pra ser produtivo e confiável, e isso não é nenhuma tragédia, ofensa, humilhação.
O equívoco é seu porque você está tentando usar o trabalho para também suprir sua necessidade de ser genial todos os dias, mas você precisa entender que essa necessidade você alimenta em outras esferas. Não no trabalho. No trabalho o mais importante é o prazo.
Espero que você enfie isso na cabeça.
Porque eu acho bem improvável você encontrar a felicidade em alguma tribo indígena.
Ou sendo músico.
Não é impossível, é só altamente arriscado e improvável.
E me parece que não seria tão difícil você entender que você está sofrendo porque você quer. Se em vez de "é um absurrrrrdo eles implantarem metas de produção, se fizerem isso eu saio dessa merda!", você fosse capaz de pensar "trabalho bom é trabalho pronto. Eu sou genial e vou adequar meus processos de trabalho para cumprir os prazos" -- você poderia continuar tendo emprego e salário -- um luxo que milhões de pessoas deixaram de ter nos últimos meses.
Você adora sua terapeuta, certo?
Mas é você quem paga as sessões, não é?
Então.
Você está brigando com moínhos de vento.
Não tem nada de desonroso em cumprir prazos e ser uma boa engrenagem. Isso não te torna alguém medíocre. Trabalhar, ser um bom funcionário, cumprir metas não te torna uma pessoa medíocre
Acredite em mim, Fofura. Você não é e nunca será medíocre. Isso eu tenho certeza.
Um dia desses deveríamos conversar sobre essa sua questão com a mediocridade. Desconfio que ela tem um certo ranço de desigualdade social, injustiça. Portanto peso, grilhões, cercas.
Sabe por quê? Porque te limita. Quando você declara que "medíocre" é uma palavra muito pejorativa, isso é um julgamento e uma prisão. Você sempre estará muito preocupado em não fazer nada que possa parecer medíocre. E nessa postura de vigilância, a janela pra felicidade diminui.
Por exemplo.
Provavelmente essa sua relação com o medíocre contribui pro perfeccionismo e te torna um funcionário que talvez peça demissão quando implantarem as metas. Emprego é artigo de luxo hoje em dia. Provavelmente você vai depender dos seus pais e, acredite, também vai odiar isso, talvez mais ainda do que a opressão de ser uma engrenagem do sistema.
Mas se você não tivesse essa treta com o "medíocre" provavelmente você estaria sendo mais produtivo, seu chefe gostando do quanto você dá conta, te dá mais responsabilidades, você sobe de cargo, de salário, tem mais dinheiro pra fazer as coisas que você quer.
É só uma suposição, mas acho bem possível.
Hoje à noite vou meditar com uma amiga. Se quiser nos falamos no fim de semana. Talvez eu ainda comente a outra parte da sua mensagem.
Beijos com muito amor.
-----
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/471048442259043405/